O que é Centro de Convivência – Transformação:

O Serviço que atende adolescentes de 15 a 17 anos, de todos os gêneros e suas famílias, de forma gratuita e tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, contribuindo ao retorno ou permanência dos adolescentes na escola, por meio de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação básica para o mundo do trabalho.

Como funciona:

São realizados três encontros por semana, com duração aproximada de 4 horas cada, nos quais são abordadas questões relevantes sobre a juventude, a fim de colaborar para a construção de novos conhecimentos e formação de atitudes e valores que promovam o desenvolvimento integral do usuário. Os temas discutidos são apontados pelos adolescentes e familiares, promovendo assim a autonomia e protagonismo dos usuários. Também são realizados encontros familiares, para tratar sobre assuntos de próprio interesse, objetivando o fortalecimento do vínculo familiar. São realizadas atividades socioeducativas, mediante intervenção do educador social.

Atividades Socioeducativas:

O serviço oferece oficinas artísticas, culturais, esportivas e de lazer, por meio de visitas monitoradas em exposições, feiras, parques, teatros, cinemas e outros espaços que ampliam o acesso para vivencias externas. Para além das oficinas em grupo, os usuários recebem atendimento psicossocial para contribuição na superação das suas vulnerabilidades sociais e relacionais, auxílio transporte garantindo o seu direito de ir e vir e refeição (almoço e lanche), com o apoio nutricional, proporcionando uma alimentação saudável e melhor desenvolvimento do seu cotidiano.

Objetivo do Serviço:

Oferecer espaços de acolhimento, escuta e convivência entre os indivíduos, famílias e comunidade, nos diferentes ciclos de vida, contribuindo para o fortalecimento de vínculos, desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, prevenindo a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social, preconizando discussões com a rede intersetorial de serviços e ações no território.

Qual o público atendido:

O público alvo das ações é composto por adolescentes de todos os gêneros, na faixa etária de 15 a 17 anos e 11 meses e sua família, residentes no município de Campinas, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e relacional, atendendo o público prioritário conforme preconiza a Resolução CIT nº 01/2013 e a Resolução CNAS nº 01/2013. O SCFV – TransformAção conta com a parceria do Sesc Campinas – Mesa Brasil; Banco Municipal de Alimentos de Campinas e temos como objetivo conquistar novas parcerias para a execução e sustentabilidade das ações propostas, sejam
eles pessoas públicas de direito privado e público.

Para participar deste Serviço, entre em contato conosco:

Serviço Social Contatos: (19) 3303-3598 | 19 3303-3578.
Atendimento por telefone: das 08h às 17h.
E-mail: social@patrulheiros.org.br