Espaço destinado à convivência e fortalecimento de vínculos comunitários por meio da aprendizagem de música instrumental, proporcionando aos usuários a oportunidade de conhecer a diversidade cultural e musical do Brasil e de outros países.

São realizados encontros semanais nos quais os usuários têm contato com teoria musical, solfejo e ensaio do corpo musical, sendo estas ferramentas que proporcionam a possibilidade de aprender a trabalhar em equipe, compreender as diferenças e elevar a autoestima.

A Orquestra filarmônica realiza apresentações em vários locais, dando visibilidade aos talentos, até então desconhecidos.

O público alvo das ações será composto por adolescentes e jovens de todos os gêneros, na faixa etária de 15 a 24 anos e sua família, residentes em bairros periféricos do município de Campinas, que se encontrava em situação de vulnerabilidade socioeconômica, ou seja, sendo o público prioritário conforme preconiza a Resolução CIT nº 01/2013 e a Resolução CNAS nº 01/2013.

Os participantes recebem bolsa de incentivo, auxílio transporte, uniforme, alimentação, material de estudo e podem emprestar os instrumentos para praticar em sua residência. Também recebem acompanhamento psicossocial e monitoramento da freqüência e desempenho escolar.

O Projeto Sintonia & Orquestra Patrulheiros Campinas conta com a parceria da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento – Sanasa Campinas.