Curso nº 56148 – Logística
Objetivo do Curso: Preparar o jovem para o mercado de transporte, logística e almoxarife, possibilitando que o mesmo seja capaz de identificar e avaliar
tipos e modelos de planejamento e controles, suprindo, informando e organizando todo o seu processo.
Atividades que o aprendiz poderá desenvolver: Planejar as atividades operacionais de empresas de armazenamento, distribuição, transportes, comunicações e logística. Administram equipes, gerenciam recursos materiais e financeiros da área. Controlam o processo operacional e avaliam seus resultados. Providenciam meios para que as atividades sejam desenvolvidas em conformidade com as normas e procedimentos técnicos, de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde. Buscam novas tecnologias e assessoram a diretoria e setores da empresa.
CONSTANTES NO CONAP- Catálogo Nacional de Aprendizagem Profissional
Teoria do Curso de Logística
1 – Assistente de Logística em Transporte
O Jovem Aprendiz Aprende:
- A controlar operações de transporte;
- A verificar segurança dos meios de transportes, equipamentos e das cargas;
- Controlar recursos financeiros e insumos;
- A elaborar documentos;
- Atendimento aos clientes;
- Definir parcerias e fornecedores de serviços;
- Pesquisa de mercado;
- Aprende a treinar funcionários e estagiários.
2 – Controlador de entrada e saída
O Jovem Aprendiz Aprende:
– Planejar/Programar produção;
– Controlar suprimentos (matéria-prima e insumos);
– Controlar produção e/ou manutenção;
– Planejar manutenção de máquinas e equipamentos;
– Trabalhar com segurança e competências pessoais.
3 – Assistente Administrativo
O Jovem Aprendiz Aprende:
– Tratar/preencher documentos;
– Preparar relatórios, formulários e planilhas;
– Acompanhar processos administrativos;
– Atendimento a Clientes e ou/ Fornecedores;
– Rotinas de apoio na área de recursos humanos;
– Apoio Logístico;
– Prospectar clientes;
– Acompanhamento de desempenho do empreendimento.
4 – Conferente de carga e descarga
O Jovem Aprendiz Aprende:
– Apontar e acompanhar atividades de produção;
– Controlar frequência;
– Conferir cargas;
– Verificar documentação;
– Liderar equipes;
– Documentação de atividades e comunicação.
ARTICULAÇÃO COM AS SEGUINTES ÁREAS:
Administração, finanças, TI, contabilidade, responsabilidade social, atendimento ao cliente, marketing, comunicação e relacionamento.